Foi protocolado na última terça-feira, (09/03), na Câmara Municipal de Fortaleza, pelo vereador Júlio Brizzi (PDT), o projeto que institui o Fundo Municipal Emergencial de Imunização à COVID-19, que tem como objetivo auxiliar a gestão municipal a gerir recursos para financiar a compra de insumos para a vacinação contra o novo coronavírus.
A proposta é uma das medidas que Júlio Brizzi vem tomando, dentro dos seus limites e prerrogativas, para contribuir para o fim da pandemia que vem tirando a vida de tantos fortalezenses. No Ceará já são 450.373 casos confirmados de Covid-19 e 11.860 óbitos causados pela doença até esta terça-feira.
“Entendemos, que, neste momento, a centralização de recursos, através de um fundo específico, para a compra de vacinas e demais insumos para promover a imunização à Covid-19 é de fundamental importância. Bem como a promoção de ações para o enfrentamento da pandemia. Com ele, a Prefeitura de Fortaleza pode colocar nesse fundo seus recursos próprios e captados do Estado do Ceará e demais esferas públicas, além da iniciativa privada”, explica o vereador.
O líder do PDT na Câmara Municipal afirma ainda que estudos comprovam que a vacina é o único caminho eficaz para frear a disseminação do coronavírus a ponto de por fim à pandemia. Entretanto, o Governo Federal vem tendo dificuldade em cumprir o Plano Nacional de Imunização à Covid-19, o que abre espaço para que estados e municípios possam promover a compra direta de vacinas junto aos laboratórios.