
Com objetivo de diminuir o tempo de espera para a realização de exames, tramita na Câmara Municipal de Fortaleza o Indicativo nº 1155/2021, de autoria do vereador Paulo Martins (PDT), que autoriza a Prefeitura de Fortaleza firmar convênio com clínicas de exames de imagem para pacientes atendidos pelo SUS.
Segundo Paulo Martins, o maior objetivo dessa proposição é dar celeridade à fila de espera para a realização de exames de imagem na rede pública municipal. “Através dessa parceria com clínicas populares, a gente quer garantir que os usuários da saúde pública possam ter diagnósticos mais rápidos e, consequentemente, acesso a um tratamento adequado”, defendeu o parlamentar.
O projeto pretende ampliar a oferta de exames e reduzir o tempo de espera da população para procedimentos como: ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, eco cardiograma, ecografia tridimensional, ecodopler, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas entre outros.
Ainda de acordo com o indicativo o período pandêmico da Covid-19 e a paralização temporária de certos exames contribuiu para o aumento da fila de espera, evidenciando assim, a necessidade de alternativas mais rápidas. A matéria enfatiza que a prática não é inédita já que outros procedimentos como a realização de algumas cirurgias que não podem ser realizadas em equipamentos públicos, são encaminhados para unidades privadas.
Foto: Érika Fonseca