Em artigo, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, aponta “tática bolsonarista” no movimento para alterar o fluxo de recursos que constitucionalmente vai para a Fundação de Amparo à pesquisa.
“O ataque feito à Funcap, para retirar a garantia da destinação de dos 2% da receita tributária estadual à Fundação, utiliza-se da mesma tática que o Bolsonarismo utilizou contra a Cultura: atacar cientistas de alta produtividade com o objetivo de destruir o sistema de ciência e tecnologia, considerado pelo campo científico um dos mais bem montados e eficientes do país”, explicou.
“A Funcap responde por 35% das bolsas acadêmicas, entenda-se iniciação científica, mestrado e doutorado, concedidas aos estudantes de curso superior e pós-graduação das universidades cearenses”, complementa Élcio.
“Por isso, reafirmo ser necessária e urgente uma resposta à comunidade científica e acadêmica do nosso estado. Eu, Élcio Batista, continuarei junto à comunidade acadêmica, defendendo veementemente o avanço da ciência e da pesquisa, e a defesa da autonomia da Funcap”, finaliza.